top of page

Zona de influência: um conceito chave para a proatividade

Você com certeza já sabe que a proatividade é uma soft skill muito valorizada no mercado de trabalho.

Muito se fala sobre esse comportamento de tomar iniciativa, ter visão de futuro e agir em antecipação, promovendo mudanças e melhorias no ambiente ao redor.


Um dos fatores essenciais para a proatividade, porém, muitas vezes é deixado de lado: a diferença entre investir seu tempo na sua zona de preocupação ou na sua zona de influência.


A zona de preocupação, como o nome diz, engloba todos os assuntos que nos preocupam, como, por exemplo, saúde e dinheiro. Esses aspectos das nossas vidas são influenciados por muitos fatores externos sobre os quais não temos controle. No caso, se uma das suas preocupações for dinheiro, existem várias situações inesperadas que podem afetar a sua vida, como a crise financeira da sua empresa ou algum gasto imprevisível.


Focar nesses aspectos sobre os quais não temos controle normalmente aumenta muito a ansiedade e diminui a nossa capacidade de ação. Afinal de contas, ficamos presos na preocupação sem saber o que fazer.


Porém, significa que não podemos fazer nada com relação à esses assuntos na nossa zona de preocupação? Não!


É aí que entra a zona de influência. Ela fica dentro da nossa zona de preocupação e ela engloba apenas aquilo que podemos fazer com relação ao que nos preocupa.


Agir dentro da zona de influência significa analisar que ações você pode ter para se prevenir ou solucionar aquilo que te preocupa e investir seu tempo e energia nisso, ao invés de ficar preso na ansiedade e impotência frente aos fatores externos incontroláveis.


Vamos à um exemplo:


Preocupação: Insegurança com relação à minha estabilidade financeira

Fatores externos que eu não controlo: situação econômica do país, decisão de demissão da minha empresa, gastos inesperados com saúde.

Zona de influência: criar um planejamento para poupança ou investimento, para ter mais segurança; investir em cursos (gratuitos ou pagos) que melhorem meu desempenho e meu currículo; escolher alguma forma de renda extra.


Lembrando que esse é apenas um exemplo didático, as situações irão variar de pessoa para pessoa.


E como isso tem relação com a proatividade?


Pessoas proativas focam suas energias na zona de influência, ao invés de gastá-la na zona de preocupação. Assim, conseguem agir e impactar ativamente o ambiente ao seu redor.


Para te ajudar com essa tarefa, disponibilizamos gratuitamente um modelo para exercício da zona de influência:











Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page