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SOFT & HARD SKILLS - Saiba o que são essas habilidades


Soft skills são tão ou mais importantes que as hard skills no mercado de trabalho.


Nunca ouviu falar sobre isso? Não se preocupa, vamos lá:



O que são Soft Skills e Hard Skills?


Esses conceitos são em inglês e a palavra skills significa “habilidades”.


Hard skills são consideradas as habilidades que são fáceis de identificar e avaliar. Podemos dizer que são as aptidões TÉCNICAS de um profissional, e que normalmente estão presentes no currículo, como o conhecimento de excel, uma graduação ou curso técnico, conhecimento de operações de máquinas e ferramentas ou o conhecimento de uma língua estrangeira. Hard skills são possíveis de serem ensinadas e aprendidas através de cursos, formações, etc.


Já as soft skills são habilidades que não podem ser confirmadas por um diploma ou certificado, ou uma prova de aptidão. São todas as habilidades interpessoais que dizem respeito à nossa relação com as pessoas e à nossa capacidade de lidar com diversas situações; alguns exemplos de soft skills:

habilidade de trabalhar em grupo;

comunicação eficaz;

flexibilidade;

liderança;

autoconhecimento;

resolução de problemas...



Porque minha equipe precisa das Soft Skills ou das Hard Skills?


Quando falamos das Hard Skills parece fácil entender a razão pela qual um profissional precisa obtê-las. É por meio dos cursos e graduações que o profissional cria conhecimento acerca das atividades que irá realizar no cotidiano da empresa. Por exemplo, um profissional de RH precisa fazer mensalmente a folha de pagamento dos colaboradores, então ele precisa entender tecnicamente qual o passo a passo para executar esse trabalho sem erros e de forma mais rápida e eficaz possível.


Quanto mais hard skills o profissional consegue obter, maior seu repertório para lidar com problemas nas operações e processos de seu setor. Pode também prevenir problemas futuros e dar novas ideias de melhorias. Dessa maneira pode tornar-se uma referência para seu líder e colegas.


As hard skills podem estar fortemente ligadas a tecnologia, o que também nos mostra mais uma importância de manter-se atualizado. A tecnologia avança de maneira super rápida, sendo necessário que cada profissional fique atento as novidades que surgem na sua área de atuação.


Agora, quando falamos das Soft Skills, a situação fica mais delicada.

Até pouco tempo não se falavam nesses termos e, por isso, eram pouco incentivadas. Era como se as pessoas já devessem ter essas competências de forma natural, como se fosse parte do caráter delas, por exemplo: “Maria não pode ser uma supervisora, ela não tem perfil de liderança! ”.


Mas hoje sabemos que não é bem assim. Todas as competências comportamentais (soft skills) são possíveis de serem desenvolvidas. Isso dá ao líder mais oportunidades de ter uma equipe cada vez melhor sem precisar ficar refém da personalidade das pessoas.


É claro que a personalidade de cada um e a vontade do profissional de se desenvolver precisam andar juntas, mas não posso mais pensar: essa pessoa nunca vai se dar bem aqui porque ela não tem inteligência emocional para lidar com certas dificuldades OU Eu não sirvo para ser líder porque não sei ter posicionamento firme. Talvez HOJE não saiba, mas com treinamento adequado é possível sim desenvolver essa habilidade assim como qualquer outra.


Nesses exemplos já vemos a grande importância das soft skills.


Muitas vezes acontecem problemas tão corriqueiros no cotidiano que nos levam a pensar: o que estou fazendo de errado? Tento agradar, ser um bom líder, dar apoio, pagar certinho o salário e mesmo assim as pessoas parecem insatisfeitas e não entregam os melhores resultados.


Treinamentos in company são muito eficazes nesses casos. O treinamento de competências comportamentais precisam ser feitos de forma mais recorrente do que cursos de hard skills. Isso porque estamos falando de situações reais que envolvem a relação com as pessoas.


Quando eu aprendo uma nova tarefa ou habilidade operacional, dificilmente vou esquecer, andar de bicicleta por exemplo, posso ficar muito tempo sem andar, mas vou me lembrar quando precisar realizar isso novamente.


Inteligência emocional, por exemplo, já é bem diferente. Não é algo que se aprende e nunca mais esquece. Isso porque a forma como utilizamos a inteligência emocional varia de acordo com as pessoas com quem estamos nos relacionando, da situação da vida que estou passando, da empresa que estou inserido, e inúmeros outros fatores.


Então, não é algo para perder de vista quando se é um líder.



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