top of page

Resiliência, Emoção e Pensamento – 3 dicas práticas

Nossos pensamentos influenciam a nossa emoção e, na mesma medida, nossa emoção influencia o nosso pensamento. Uma coisa está diretamente vinculada na outra.


Como utilizar essas duas coisas para ser uma pessoa mais resiliente?


Não são raros os momentos da nossa vida em que passamos por situações difíceis e desafiadoras. Por vezes são situações que conseguimos lidar de maneira tranquila, mas existem situações que parece que não há saída.


Nesses momentos experimentamos sentimentos de desespero, desesperança, tristeza, medo, angústia... E, junto com eles, pensamentos de que “nada dá certo”; “eu não consigo lidar com isso”; “vai dar tudo errado”; “não existe solução”....



Como lidar, então, com esses episódios onde tudo parece estar indo mal?



Resiliência | Pensamento | Emoção | Autoconhecimento | Bem-estar

1) Saiba que tudo passa!

Assim como dito no exemplo, esse é um MOMENTO da sua vida.


Antes de entender a maneira de lidar com isso, é muito importante saber que nossa vida toda é feita de momentos e que tudo vai passar, sejam as coisas boas como as ruins. Nossa vida não é uma estrada constante, ela é cheia de curvas, pedras, desvios, estradas e riachos...


Algumas estradas terão uma vista bonita e um caminho tranquilo. Enquanto outras terão trovoadas e buracos.



2) Ouça seus pensamentos.

Lembra que os pensamentos são influenciados pelas nossas emoções?


Quando estou muito triste, meus pensamentos são uma forma de expressão desse sentimento. Diferente do juízo real que faço sobre algo.


Por exemplo: Se estou triste porque tirei uma nota ruim em uma prova. Posso ter o pensamento: “eu não sirvo para estudar isso” “eu vou desistir de tudo porque nunca consigo”.


Na realidade, quando paro para pensar, já consegui muitas vezes, mas, nesse momento, esse pensamento está sendo uma expressão do tamanho da minha tristeza. Isso não significa que, de verdade, eu queira desistir.


Mas, é importante que essa sensação tenha espaço, então não é preciso se livrar desses pensamentos, apenas deixar que eles apareçam, sem tomar nenhuma atitude. Apenas ouvi-los e deixar com que eles passem.



3) Faça algo que você gosta!

Quando é uma situação que me consome por muito tempo, é preciso encontrar um equilíbrio através de momentos em que minha atenção não está mais naquele assunto difícil.


Existem algumas coisas que nos ajudam a “baixar o volume” desses pensamentos por um momento. Isso é particular de cada pessoa. O que deixa você melhor?

Um passeio de bicicleta? Um café com os amigos? Escutar música? Dançar?


Escolha um momento que te faça bem e, mesmo que seja difícil e você não esteja com tanta vontade, depois que você fizer, vai ver que valeu a pena ter ido.


Quanto mais você levanta e faz algo por você, mais você percebe que vale a pena e, aos poucos, nota que vai ficando mais fácil.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Rua Papanduva, 39, sala 402, Santo Antônio, Joinville - SC

047 9 9187-9479 - Bruna Carolina Kögler

047 9 9933-3233 - Janaína Pereira

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco
bottom of page