top of page

Como indicar terapia para alguém?


terapia | psicólogo joinville | terapeuta

Ao longo dos anos, o estigma associado à busca de ajuda psicológica tem diminuído.


Cada vez mais pessoas reconhecem a importância de cuidar da saúde mental e estão dispostas a buscar terapia sem sentir vergonha ou fraqueza.


Mas, para indicar terapia para alguém, é importante entender que, apesar de muitas visões positivas ainda existem algumas pessoas que podem ter crenças negativas.


Alguns podem considerar a terapia como um último recurso ou acreditar que apenas pessoas com problemas graves devem procurá-la.


Essas visões podem afetar a maneira como a pessoa vai receber uma sugestão.


Por isso, quando você acredita que alguém pode se beneficiar da terapia, é importante abordar o assunto com cuidado e consideração.


Veja algumas dicas sobre como indicar a terapia para alguém:


Escolha o momento adequado:

Encontre um momento tranquilo e privado para conversar com a pessoa. Certifique-se de que ambos tenham tempo suficiente para uma conversa aberta.


Essa abordagem pode ser interessante para aquelas pessoas que demonstram bastante resistência, pois provavelmente se você fizer essa indicação na frente de outras pessoas ela pode se sentir ofendida e ainda mais fechada a escutar.



Seja compassivo e empático:

Aborde a conversa com empatia e demonstre preocupação genuína. Lembre-se de que a pessoa pode estar enfrentando dificuldades emocionais, então seja sensível ao abordar o assunto. Fale sobre os motivos pelos quais você acredita que a terapia pode ajudar no caso dela, isso pode trazer uma visão diferente do que ela imaginava.



Utilize "eu" em vez de "você":

Ao expressar suas preocupações, evite usar uma linguagem acusatória ou crítica. Em vez disso, compartilhe seus próprios sentimentos e percepções, se você já fez terapia, por exemplo, pode dizer como foi para você, de que forma a terapia te ajudou e foi importante.



Compartilhe recursos confiáveis:

Se possível, forneça informações sobre terapeutas ou serviços de saúde mental que existem na cidade. A indicação é um fator importante para alguém que não conhece nenhum terapeuta.


Quando já existe algum receio ou preconceito, simplesmente buscar na internet um profissional sem ter nenhuma referência pode ser mais uma barreira e um motivo para a pessoa não buscar ajuda. Se ela tiver em mãos o contato de alguém que foi indicado, é mais provável que ela entre em contato e agende um horário.



Respeite a decisão da pessoa:

Lembre-se de que a decisão final sobre buscar terapia é da pessoa. Respeite a escolha dela, mesmo que não seja a que você gostaria. Forçar alguém a fazer terapia pode causar o efeito contrário e fechá-la ainda mais para a ideia, além de comprometer a confiança em você.


A terapia só tem resultado se a pessoa entender o que ela está buscando com isso e desejar fazer por ela mesma.


Independente da indicação ser para terapia ou qualquer coisa coisa, ninguém se sente confortável com uma pessoa insistente. Você pode indicar, falar da sua experiência, mas no final essa é uma decisão individual, cada pessoa deve fazer as suas próprias escolhas.



A recomendação de terapia deveria ser considerada apenas mais uma forma de indicação e demonstração de cuidado, assim como quando recomendamos a ida a algum médico ou a realização de algum exame, por exemplo.


A consciência das pessoas a respeito do papel que a terapia pode ter em suas vidas ainda é pequeno com relação ao tamanho do significado real, porém seguimos progredindo e tentando mudar esse cenário.



E você, já fez terapia?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Rua Papanduva, 39, sala 402, Santo Antônio, Joinville - SC

047 9 9187-9479 - Bruna Carolina Kögler

047 9 9933-3233 - Janaína Pereira

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Pinterest - Círculo Branco
bottom of page