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A chave para uma equipe de sucesso

Por que equipes compostas por profissionais bem capacitados, que se esperava que performassem bem, acabam entregando poucos resultados?


O que falta para que a equipe se sinta motivada e entregue mais resultados?


A chave pode estar na gestão de pessoas. A ausência de ações estratégicas nessa área pode causar desmotivação e ausência de resultados, bem como:


  • Falta de pessoas: um ambiente sem uma gestão de pessoas adequada pode gerar maior rotatividade de colaboradores. Isso gera gastos altos com rescisões e novos processos de recrutamento e seleção. Além disso, ocasiona desfalque e desgaste da equipe devido à sobrecarga pelo acúmulo de outras funções, perda de profissionais capacitados, consumo de tempo ensinando vários novos colaboradores, além de ocasionar perda de conhecimento de processos (quando a empresa não tem a descrição dos processos atualizada).


  • Atritos entre colaboradores: aqui entram várias dores de cabeça que uma equipe que conta com conflitos entre pessoas pode causar. O trabalho em equipe já não flui bem, a comunicação começa a apresentar falhas, omissões e, possivelmente, grosserias. Devido a isso, a quantidade de retrabalho e desperdício de recursos e dinheiro aumenta, ao passo de que a motivação de todos os colaboradores da equipe diminui. Com isso, os resultados não têm como serem bons, certo?


  • Desgaste da liderança: por precisar lidar constantemente com pequenos conflitos, falhas na comunicação e todo o restante pontuado no tópico acima, é comum os gestores aumentarem seu estresse e a sua carga de trabalho, uma vez que são constantemente interrompidos para resolver essas questões e têm menos tempo para dedicar-se à gestão macro da equipe.


Então, como resolver esses problemas? O melhor seria trocar toda a minha equipe, por pessoas que se deem melhor juntas?


Não! Além de causar um grande desgaste, provavelmente será apenas uma solução temporária e o problema voltará a acontecer.


Isso porque, quando falamos em gestão de pessoas, falamos sobre ações que a empresa precisa colocar em prática para possibilitar que seus colaboradores possam atingir todo o seu potencial.


Portanto, se a sua equipe hoje não se dá bem, lamento dizer: parte da culpa é sua. Mas calma, como assim?


Você, como gestor da sua empresa, pode promover inúmeras ações para resolver qualquer problema, inclusive problemas com pessoas. A gestão de pessoas é estratégica assim como qualquer outra área, então, se há um problema ali, existe uma solução.


Veja algumas ações voltadas para a gestão de pessoas que ajudam a melhorar o clima organizacional e podem ser implantadas rapidamente:

  • Promover ações que estimulem a integração e a empatia:

Ter momentos com a equipe inteira reunida são essenciais para a criação do sentimento de grupo, além de estimular uma comunicação amigável e fazer com que as pessoas se conheçam mais. Esses momentos podem ser através de reuniões curtas ao início ou final do expediente, sempre contando com alguma atividade ou reflexão que promova a empatia, a comunicação assertiva e a integração. Uma boa dica para começar é fazer um “momento da gratidão” semanal, em que todos se reúnem e cada um agradece por algo bom que aconteceu na sua semana. Essa atividade pode ser adaptada também para uma rodada de feedbacks positivos, em que cada um agradece a outro colega por algo que o ajudou.

  • Revisar processos:

A comunicação normalmente melhora muito quando existem parâmetros claros sobre o que precisa ser reportado, para quem e de que forma. Por isso, busque revisar ou criar processos que descrevam claramente isso, bem como conscientizar a equipe sobre os problemas que as falhas na comunicação estão causando. Mas lembre-se: ao implantar esses processos, é necessário uma liderança presente que capacite a equipe e que também faça os processos serem cumpridos em um primeiro momento. Do contrário, é possível que eles fiquem apenas no papel.

  • Investir em treinamentos:

Alguns conflitos acontecem porque cada pessoa é diferente uma da outra, e às vezes lidar com pessoas com outros perfis, valores ou estilos de trabalho pode ser bastante desafiador. Nesses casos, é importante auxiliar a equipe a desenvolver certas competências (soft skills – link para vídeo no youtube), principalmente a resiliência, comunicação eficaz, empatia e cooperação. Treinamentos que promovam o autoconhecimento e ensinem a lidar com diferentes tipos de perfis também são eficazes.


Caso queira, você pode conferir alguns dos treinamentos que a Liberi oferece clicando aqui.

Lembre-se: o treinamento irá ensinar e exercitar certas competências. Porém, é essencial também a presença de uma liderança no dia a dia do trabalho para estimular e promover que as pessoas coloquem em prática aquilo que aprenderam.


A gestão de pessoas é um trabalho contínuo. Sabemos que algumas empresas não possuem recursos internos (como uma área ou um profissional dedicado apenas à gestão de pessoas) e muitas vezes não sabem por onde começar para melhorar seus resultados e a relação entre as pessoas da sua equipe. Por isso elaboramos essas dicas que podem ser colocadas em prática para melhorar o clima organizacional, para que a sua empresa obtenha melhores resultados através de uma equipe mais integrada e motivada.


Caso queira saber mais sobre o nosso trabalho de consultoria, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco!


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