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5 erros na hora de PROMOVER pessoas

Existe um fator indispensável no momento em que uma empresa está em crescimento: Pessoas!


Para uma organização crescer e conquistar cada vez mais espaço serão necessárias mais pessoas para colaborar com as rotinas e, em consequência, pessoas para fazer a gestão de processos e equipes de trabalho!


Nessa jornada é muito comum ver empreendedores promovendo colaboradores sem muito processo e estratégia, afinal, precisam de gente! Mas isso pode causar muitos problemas em um futuro de curto e médio prazo: equipe que não aceita o novo líder, problemas de relacionamento, sobrecarga do novo líder por não conseguir delegar, perda da qualidade dos processos, insatisfação com as atividades do trabalho, pedido de desligamento recorrente...


Para evitar esses problemas e crescer de forma saudável e sustentável, lembre-se de nunca mais cometer esses erros na hora de promover alguém:


1 – Promover com base nos conhecimentos técnicos

Conhecimento técnico é muito importante e essencial, sem dúvida. Mas promover uma pessoa apenas com base em como ela desempenha as atividades da sua função é uma forma ingênua de pensar que ela irá desempenhar bem também em um novo papel.


Cada função possui desafios diferentes, então é importante entender quais desafios ela irá precisar administrar no novo cargo e, a partir disso, entender se ela possui as soft skills necessárias para lidar com isso.



2 – Não ter um processo de recrutamento interno

É muito comum promover pessoas por meio de “convites”: se ela está indo bem na função atual, o gestor pergunta se ela deseja ser promovida a um novo cargo e pronto! Está feito!

Isso pode gerar um sentimento bastante negativo nas outras pessoas da equipe, pois gera um sentimento de injustiça, onde os outros não puderem nem ter a chance de conversar e dizer suas vontades e capacidades.


Um processo de recrutamento interno promove maior senso de justiça onde todos entendem que possuem as mesmas chances e, mesmo não sendo promovidas, tiveram oportunidade.


Uma consultoria especializada pode ser uma ótima opção para realizar esse processo por você! Contar com uma empresa séria, que conduzirá o processo com ética e competência o ajudará a tomar decisões mais eficazes para o sucesso do seu negócio.


Além disso, ela terá o conhecimento necessário para realizar devolutivas após a tomada de decisão que irão ajudar no desenvolvimento de todos os que participaram do processo seletivo. Por último, contar com uma consultoria especializada pode ser muito útil quando a equipe é mais sensível e pode ficar ressentida com o gestor pela escolha de uma pessoa para ser promovida ao invés de outra.


3 – Não entender os objetivos do colaborador

Todo mundo quer receber uma promoção, não é mesmo? Calma... Depende...

Essa promoção irá mudar os horários de trabalho? A pessoa terá que liderar uma equipe com o novo cargo? Ela irá mudar de equipe?


Colocar alguém em um novo cargo pode ser um "tiro no escuro" se não souber se isso é algo que ele realmente deseja. Caso a pessoa comece um novo cargo e perceba que não está gostando, podemos perder um excelente colaborador que ficaria conosco por muito tempo se não fosse tirado do lugar onde estava antes ou realocado para um lugar que sente real satisfação.


É possível identificar os objetivos das pessoas através de entrevistas internas bem conduzidas e estratégicas.


4 – Não oferecer qualificação adequada

É extremamente ansiogênico para alguém chegar em um lugar sem saber o que fazer ou como agir. Então, quando quero transferir uma pessoa de cargo/ função, preciso me programar também com a capacitação que ela irá precisar. Isso já precisa estar previsto no meu tempo de planejamento de promoção.


Muitas pessoas desistem do cargo ou pedem demissão por falta de capacitação adequada. Não subestime essa etapa do processo!


5 – Não fornecer feedbacks

É normal que um novo desafio gere insegurança. Por isso é preciso ter um parâmetro sobre como está sendo o desempenho. Mesmo que seja um feedback construtivo, de algo que pode melhorar, isso traz mais segurança de qual caminho seguir e que existe alguém ali servindo como base para uma trajetória mais satisfatória.


Abuse dos feedbacks positivos! Isso também vai gerar motivação para fazer cada vez melhor!


Lembrando dessas dicas importantes você terá pessoas muito mais qualificadas e satisfeitas trabalhando com você!


Se você ainda tem dúvidas sobre como fazer esse processo ou como gerenciar sua equipe, a Liberi Consultoria e Treinamentos está disponível para te ajudar! Entre em contato com a gente para uma conversa!

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